Skip to content

Saladas e Vinhos

11 de Agosto, 2022

Verão, praia, almoços leves, jantares tardios com amigos… parece tudo perfeito e o difícil é largar esta vida, não é? É, mas não só.

Também há quem ache difícil conciliar os almoços leves, maioritariamente de saladas, com vinhos. Mas não é e vamos já desmistificar isso.

Para começar, uma salada vai bem com vinho branco, vinho verde, vinho tinto, com rosé e com espumantes (e não apenas com brancos leves e vinhos verdes, como se diz habitualmente).
O ideal é que sejam vinhos jovens, claro, e têm de ser servidos na temperatura certa (o que implica, quase sempre, que o vinho tinto também seja refrescado para baixar a temperatura até aos 16º ou 18º graus).

Outra dica é que quando for combinar as saladas com vinhos, evite molhos com excesso de vinagre (a acidez do vinagre pode gerar conflito com o vinho), assim como a rúcula e as alcachofras. Se não quer abdicar do vinagre, opte por um balsâmico de qualidade, mais envelhecido. Utilize azeites à vontade, ficam sempre bem.

Ficam algumas sugestões:

Saladas de fruta fresca (manga, pêra, pêssego, abacate, uvas…) e frutos secos (caju, noz, passas, etc), vão muito bem com vinhos tintos suaves e elegantes, como um Pinot Noir ou o nosso blend alentejano Jaburu.

A célebre salada Cesar combina na perfeição com um vinho rosé Baga ou um Vinho branco Chardonnay.

Já uma salada de legumes grelhados, com queijo feta e quinoa, vai ficar extraordinária com um espumante bruto.

Experimente as nossas sugestões. Não tem de abdicar do seu copo de vinho só porque tem os pés na areia.