Skip to content

Gosta de comidas picantes? A PMC Wine & Food explica-lhe com que vinhos as deve acompanhar

15 de Janeiro, 2021

O truque é escolher vinhos com poucos taninos e adstringência, pouca madeira, mais doces e menos alcoólicos.

É fã de comidas mais picantes, mas nunca sabe ao certo com que vinhos as acompanhar? No âmbito do Dia Internacional da Comida Picante, que se celebra no próximo dia 16 de janeiro, a PMC Wine & Food diz-lhe que tipos de vinhos são ideais para estas refeições.

Vinhos com menos álcool são preferenciais

Quanto mais alcoólico for o vinho, maior será a sensação de calor que sentirá ao longo da refeição. O seu corpo tem exatamente a mesma reação quando ingere comida picante, o que significa que a mistura dos dois será explosiva.

Para além disso, o álcool vai acentuar o picante presente na comida e sobrecarregar e cansar o palato.

Aposte em vinhos doces

Conhece aquela sensação picante e de calor que este tipo de comida mais condimentada traz? Um vinho com um teor de açúcar residual mais elevado – ou seja, mais doce – equilibra na perfeição essa refeição. A mesma sensação pode ser atingida caso opte por um vinho mais fresco, com um maior grau de acidez e frutado.

Poucos taninos e adstringência, maioritariamente vinhos brancos e rosé

Se a tua mente vai para vinhos tintos quando pensa em comidas picantes, o melhor é repensar. A aposta mais segura para este tipo de iguarias são os brancos ou rosés, uma vez que taninos presentes no vinho vão tinto aumentar a sensação de calor e o picante vai realçar a adstringência do vinho, resultando num palato saturado e sobrecarregado.

Se mesmo assim prefere um vinho tinto, opte por um jovem e que não tenha passado pela madeira.

Vinhos com pouca madeira são uma escolha certa

Para acompanhar comidas picantes, o ideal são vinhos com pouca madeira. O picante já realça os aromas amadeirados do vinho e se o vinho já tiver alguma madeira acaba por se sobrepor ao sabor da comida, abafando por completo algumas das suas características mais apreciadas.

Sugestão de vinhos: gama da Quinta da Malaca, gama da Quinta da Atela, gama da quinta de São Caetano, vinhos Jaburu Tinto e Branco, vinhos Foral D’Óbidos, gama da Quinta Casal das Freiras, e Espumantes das Caves Primavera.