Skip to content

É fã de vinho do Porto? A PMC Wine & Food traz-lhe a melhor seleção e harmonizações

25 de Janeiro, 2021

Vai um Porto?

Gosta de vinho do Porto? Para celebrar o Dia Internacional do vinho do Porto, que se celebra no próximo dia 26 de janeiro, a PMC Wine & Food traz-lhe as diferenças entre os vários vinhos do Porto, uma seleção de vinhos do Porto Miguels.

Miguels White Sweet

O vinho do Porto Branco é tipicamente um vinho jovem e frutado, categorizado consoante o seu tempo de envelhecimento e a sua doçura. São, por isso, vinhos do Porto secos, meio-secos e doces.

O Miguel White Sweet é um vinho do Porto branco doce, com ligeiros aromas cítricos que, aliados a uma madeira equilibrada com toques de resina, resultam num final equilibrado. É um vinho perfeito para acompanhar aperitivos como amêndoas, salmão fumado ou azeitonas. Combina também muito bem com pratos como Foie Gras ou sobremesas como gelados de baunilha.

Miguels Tawny

Os Porto Tawny diferem-se dos Ruby graças ao seu envelhecimento, pois envelhecem em cascos ou tonéis, apresentando assim uma cor mais âmbar, aromas a frutos secos, madeira, café ou mel. São vinhos menos encorpados e mais adocicados, e quando engarrafados estão prontos a consumir.

O Miguels Tawny é um vinho tinto alourado doce com aromas a compota de frutos vermelhos bem enquadrados com uma madeira com toques de baunilha. Graças às suas características, casará na perfeição com queijos maturados e frutos secos ou com as típicas sobremesas de ovos portuguesas, como o arroz doce, os ovos moles de Aveiro ou umas rabanadas no Natal. É também um bom companheiro de tornas de nozes ou de sobremesas de chocolate negro com laranja!

Miguels Ruby

Os vinhos Porto Ruby têm como característica a sua cor tinta (rubi), podendo esta ser mais ou menos intensa, e o seu aroma audaz e cheio de frutos vermelhos frescos. O seu envelhecimento é feito maioritariamente em garrafa, podendo aparecer algum depósito na mesma.

O Miguels Ruby é um vinho de carácter jovem, bastante aromático com notas de frutos vermelhos e um final bastante agradável será a sua melhor companhia para as sobremesas, sobretudo aquelas que envolverem chocolate negro com frutos vermelhos! Caso o queira acompanhar de queijos de massa mole, como o brie ou o camembert, também obterá um bom resultado. É também um bom acompanhante da tão conhecida “pera bêbada”.

Miguels Rosé

Miguels Rosé

O vinho do Porto Rosé é uma inovação recente neste mundo tradicional do vinho do Porto. A sua tonalidade rosa é adquirida como a de qualquer outro rosé, através do contacto da pele das uvas com o mosto durante um curto período. Quanto mais cor se quer ter, maior tempo de contacto é necessário. São vinhos jovens com um aroma bastante exuberante a frutos vermelhos com o morango e a framboesa, na boca são delicados e bastante suaves.

O Miguels Rosé apresenta-se assim como um vinho do porto mais leve, redutor e muito frutado. Sirva bem fresco para acompanhar a sobremesa.

Bem-vindo à PMC Wine & Food!

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Pela sua saúde, beba com moderação.