As quatro dicas básicas para preservar a essência dos seus vinhos

A PMC Wine & Food, empresa dedicada à comercialização de vinhos nacionais incluindo as suas próprias marcas Malandra e Jaburu, divulgou quatro dicas que  o vão ajudar a perceber onde guardar os seus vinhos garantindo que mantêm o paladar, o aroma e a sua qualidade.

  1. Posição em que guarda os seus vinhos. Já notou que as garrafeiras são quase todas elas horizontais? Na realidade esta é a posição em que deveria guardar as suas garrafas. Na horizontal o vinho está em contacto com a rolha evitando que esta seque, e impedindo a entrada de ar. O vinho deve respirar, apenas antes de ser bebido, caso contrário, esse mesmo ar vai adulterando as suas qualidades e irá estraga-lo.
  2. Temperatura e Luz a que ficam expostos os vinhos quando guardados. Sejam brancos ou tintos, rosés ou verdes, os vinhos devem estar numa zona fresca, sem contacto com o calor solar, sem fontes de aquecimento próximas nem de refrigeração, sem luzes. A temperatura ideal deveria ser de 12ºC A exposição prolongada dos vinhos a temperaturas superiores a 20ºC e tanto à luz solar como à luz irão adulterar e diminuir a qualidade dos vinhos.
  3. Condições ambientes são importantes. Não deve guardar os seus vinhos, por longos períodos, em ambientes pouco ventilados e arejados, com odores fortes, porque podem passar pela rolha e o vinho irá absorver esses mesmos odores; simultaneamente os locais deverão ter alguma humidade relativa, para evitar que as rolhas sequem e consequentemente, entre ar nas garrafas.
  4. Vibração. O ruido demasiado alto, com vibração, e a vibração provocada por motores a trabalhar, sejam de carros, sejam de máquinas, levam a que os vinhos também se estraguem. Deverá ter cuidado com os mesmos e evitar colocar a sua garrafeira junto de máquinas de lavar, em lavandarias domésticas ou garagens com muita atividade de veículos motorizados.

Resumindo, o local ideal para guardar a sua garrafeira será numa dispensa, sem contacto com máquinas, vibrações, fontes de calor, nem luz, que por si têm uma temperatura mais baixa e onde norma geral a disposição permite ter uma garrafeira horizontal.